– Metodologia de ensino e controle de qualidade.
O curso é voltado para adultos, tendo por base os seguintes princípios: “Na educação convencional, o estudante é obrigado a se ajustar a um currículo pré-estabelecido; na educação de adultos, o currículo é feito com base nos interesses e necessidades dos alunos... A matéria é trazida para a situação atual e colocada em prática sempre que possível.”
✔ Adultos têm necessidade de conhecer. Eles tendem a participar de uma experiência de aprendizado se estiverem conscientes do porquê da necessidade de ter esse aprendizado e como esse conhecimento vai melhorar suas vidas.
✔ Adultos são auto-direcionados na sua busca para o aprendizado. Adultos devem ser tratados como aprendizes auto-direcionados, que são capazes de formular seus próprios objetivos de aprendizagem, que possuem motivação para levar adiante todo o processo, e que conseguem medir se os objetivos foram alcançados. Nesse contexto, o principal papel do professor é de um facilitador que provê um caminho e assistência para o aluno independente. Isso contrasta diretamente com o ensino infantil, onde o professor tem um papel muito mais hierárquico.
✔ Adultos trazem uma grande variedade de experiências para a sala de aula. Ao contrário de crianças, adultos já viveram uma extensa quantidade de experiências de vida, as quais, em última instância, ajudaram a formar o caráter e personalidade de cada indivíduo. Consequentemente, uma sala de aula cheia de adultos pode ser melhor descrita como uma mistura heterogênea de trabalho e experiências de vida, percepções, valores individuais e julgamentos.
✔ Adultos têm pressa em aprender. Eles são frequentemente motivados a aprender por algum evento transicional nas suas vidas ou por uma necessidade de aprender uma nova habilidade para sua carreira. São os chamados “momentos educativos”, excelentes oportunidades para ensino.
✔ Adultos são orientados a tarefas na hora de aprender. Em comparação à abordagem orientada a matéria utilizada no aprendizado pedagógico (e não andragógico – para adultos), adultos tendem a ver o apredizado como um meio de adquirir habilidades ou conhecimento em resposta a tarefas emergentes ou problemas que eles encontram no dia a dia.