Curso Específico para habilitação no idioma espanhol do CiDEx (CEP) e Instituto Cervantes (IC) no nível DELE B1.
Público: civis, militares do Exército e/ou de outras Forças que desejem habilitar na prova do CiDEx (Centro de Idioma do Exército) e DELE B1 (Diploma de Espanhol Língua Estrangeira - DELE), do Instituto Cervantes.
– Valor do Investimento:
- Matrícula: R$ 130,00 (Valor para pagar a Apostila. Deverá ser pago até 3 de junho de 2022). Para os alunos que não estiverem servindo em Brasília será cobrado, além da Apostila, o valor do frete para o envio.; e
- R$ 2.170,00 (dois mil cento e setenta reais) em 1 + 6 x R$ 310,00, ou à vista R$ 2.061,50 + R$ 130,00 da matrícula R$ 2.191,50.
Carga Horária: 3 (três) horas semanais.
Duração do curso: O curso iniciará em 4 de julho de 2022e terminará em 18 de novembro de 2022
Observações:
➢ As datas e horários das aulas serão os seguintes:
- Turma A - Segunda e quarta das 19:30h às 21:00h;
- Turma B - Terça e quinta das 19:30h às 21:00h;
- Turma C - Sexta-feira das 15:00h às 18:00h; e
- Turma D - Aos sábados das 09:00 às 12:00h.
Observação: independente de qual turma o aluno esteja matriculado, ele poderá assistir aula em qualquer outra turma.
➢ As aulas serão todas ministradas em PowerPoint na plataforma Microsoft Teams; e
➢ Os alunos, além das aulas on-line ao vivo, acessarão um ambiente virtual no qual fará provas e exercícios on-line pelo site www.cursodeespanholprofuchoa.com.br
– Metodologia de ensino e controle de qualidade.
O curso é voltado para adultos, tendo por base os seguintes princípios: “Na educação convencional, o estudante é obrigado a se ajustar a um currículo pré-estabelecido; na educação de adultos, o currículo é feito com base nos interesses e necessidades dos alunos... A matéria é trazida para a situação atual e colocada em prática sempre que possível.”
✔ Adultos têm necessidade de conhecer. Eles tendem a participar de uma experiência de aprendizado se estiverem conscientes do porquê da necessidade de ter esse aprendizado e como esse conhecimento vai melhorar suas vidas.
✔ Adultos são auto-direcionados na sua busca para o aprendizado. Adultos devem ser tratados como aprendizes auto-direcionados, que são capazes de formular seus próprios objetivos de aprendizagem, que possuem motivação para levar adiante todo o processo, e que conseguem medir se os objetivos foram alcançados. Nesse contexto, o principal papel do professor é de um facilitador que provê um caminho e assistência para o aluno independente. Isso contrasta diretamente com o ensino infantil, onde o professor tem um papel muito mais hierárquico.
✔ Adultos trazem uma grande variedade de experiências para a sala de aula. Ao contrário de crianças, adultos já viveram uma extensa quantidade de experiências de vida, as quais, em última instância, ajudaram a formar o caráter e personalidade de cada indivíduo. Consequentemente, uma sala de aula cheia de adultos pode ser melhor descrita como uma mistura heterogênea de trabalho e experiências de vida, percepções, valores individuais e julgamentos.
✔ Adultos têm pressa em aprender. Eles são frequentemente motivados a aprender por algum evento transicional nas suas vidas ou por uma necessidade de aprender uma nova habilidade para sua carreira. São os chamados “momentos educativos”, excelentes oportunidades para ensino.
✔ Adultos são orientados a tarefas na hora de aprender. Em comparação à abordagem orientada a matéria utilizada no aprendizado pedagógico (e não andragógico – para adultos), adultos tendem a ver o apredizado como um meio de adquirir habilidades ou conhecimento em resposta a tarefas emergentes ou problemas que eles encontram no dia a dia.
- Planejamento e desenvolvimento das aulas
Os alunos irão dispor de ótimas condições de aprendizagem e conforto, dispondo dos seguintes recursos:
• Plataforma Microsoft Teams. (Os alunos serão implantados na plataforma sem nenhum custo)
- Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. O serviço se integra ao pacote de produtividade Office 365 e apresenta extensões que podem ser integradas a produtos que não são da Microsoft.
Aula Expositiva
Uma boa aula expositiva, quando usada em conjunto com notas e recursos visuais, é uma maneira eficiente de apresentar quantidades significantes de informações num período curto de tempo. Essas aulas são particularmente úteis para transmitir conhecimentos fundamentais para alunos que não estão familiarizados com o idioma.
Como trabalho:
- O tempo de aula expositiva é 3h aos sábados, com intervalos de 5 minutos a cada 45 minutos de aula.
- A aula é toda dada em espanhol para que o aluno se familiarize mais rapidamente com o idioma.
- Toda aula expositiva é acompanhada de apresentação tipo Powerpoint.
- O curso é todo baseado em materiais específicos para prova do DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira).
- O curso ainda conta com vários exercícios de compreensão auditiva (CA), expressão oral (EO), expressão escrita (EE), e compreensão leitora (CL).
Exercícios Práticos
As aulas expositivas em geral são intercaladas com exercícios práticos em sala, que também podem ser passados para serem feitos extra-classe no ambiente virtual do curso. Em qualquer dos casos, a correção dos mesmos é comentada em sala de aula.
Avaliações
Com base nos critérios ou padrões pré estabelecidos e de acordo com o que é cobrado pelo CiDEx (CEP) e DELE B1, e com o objetivo de acompanhar o desempenho dos alunos, serão aplicados vários simulados durante o curso, visando identificar o nível de aproveitamento de cada aluno.
Sistema de valorização do mérito (SVM)
O resultado da prova do Instituto Cervantes (IC) de novembro (19 de novembro), nível DELE B1, sairá em um período de aproximadamente 3 meses, ou seja, sairá em fevereiro de 2023. Com isso os 2 pontos da habilitação somente estarão disponíveis no 1º semestre de 2023.